Arquitetura e Paisagismo
Arquitetura premiada e design para amantes de sustentabilidade. Atraente aos olhos, confortável ao corpo, aliada do meio ambiente e da comunidade na qual está inserida.
Elaborado pelo Atelier O´Reilly, o planejamento arquitetônico do Mirante do Gavião Amazon Lodge procura transcender o modelo clássico de sustentabilidade.
Objetivando o melhor aproveitamento da mão de obra local, especializada em construção naval, bem como das ferramentas, materiais e tecnologias autóctones, o design da obra assumiu o contorno de um barco, porém, invertido.
Mantendo características e saberes regionais, os deques foram elevados em pilotis, imitando palafitas, de modo a manter a permeabilidade do solo, privilegiando o livre crescimento da natureza, a circulação de ar por baixo dos pavimentos e reduzindo a umidade e a temperatura interna de cada ambiente.
Ao longo de 2 anos, a obra empregou 60 pessoas da cidade. Todas foram treinadas e supervisionadas pelo mestre local para a estruturação em madeira, servindo-se de sua expertise na tecnologia do feitio de barcos.
Paisagismo
Exuberância natural e cuidado humano
Foi inspirada em Margaret Mee, ilustradora botânica inglesa, que Clariça Lima, do Studio Clariça Lima, ambientou todos os espaços do Mirante do Gavião Amazon Lodge. Seu trabalho consistiu em deixar o ambiente o mais natural possível.
A revitalização do terreno aproveitou árvores remanescentes; as estruturas, elevadas pela arquitetura, consentiram com o livre crescimento das plantas, conferindo-lhes um aspecto mais selvagem. Plantas altas camuflam instalações, enquanto o uso de forrações, associadas à vegetação ornamental, mantêm os olhares nos destaques naturais na onipresença do rio Negro no horizonte.
O processo permitiu que novas espécies nativas fossem utilizadas e a mata originária recuperada, beneficiando o bioma amazônico. Priorizar espécies locais viabiliza maior adaptabilidade frente ao clima, consome menos recursos hídricos e oportuniza o sustento e estabilidade do ecossistema regional.
A floresta é a grande protagonista, Margaret Mee a inspiração, o resultado: um paisagismo cheio de personalidade e energia para nossos visitantes.