Mirante do Gavião

Amazon Lodge

A Localização

O Mirante do Gavião Amazon Lodge está localizado em Novo Airão – última cidade acessível por via terrestre, a 180km na direção noroeste de Manaus, no estado do Amazonas. De frente para o Parque Nacional de Anavilhanas, segundo maior arquipélago fluvial do mundo (com mais de 400 ilhas), em uma região de grande beleza, o hotel design se destaca por sua imponência, baseada nas técnicas amazônicas de construção naval. O visual panorâmico do Rio Negro, com suas águas escuras e vegetação densa, marca o cenário onde o turismo tradicional fica para trás e as regiões remotas e preservadas da Amazônia são reveladas aos nossos hóspedes.

A Inspiração do Nome

Apesar de toda essa amplitude, muito do que se experimenta nas vastas planícies amazônicas é a observação da natureza a partir do solo ou do rio. O gavião-real, maior ave de rapina do Brasil e uma das maiores do mundo, também habita por aqui e, para ter o privilégio do avistamento que as aves possuem da floresta e dos rios, surgiu a ideia de oferecer outros ângulos de observação. A união de proporcionar mirantes nos pontos mais altos do hotel, com mais de 15 metros de altura, e propiciar o visual de um dos mais belos cenários do pôr do sol no Rio Negro e das ilhas do Arquipélago de Anavilhanas, batizaram o Mirante do Gavião.

O Conceito

Inicialmente, o lodge foi concebido para atender ao embarque e desembarque das operações dos barcos da Expedição Katerre Ecoturismo, baseada em Novo Airão desde 2004. Com poucas acomodações, o Mirante do Gavião Amazon Lodge passou de ponto de apoio a protagonista, quando seu projeto arquitetônico, de autoria do Atelier O´Reilly, recebeu diversas premiações em 2014, ano da abertura, atraindo boa parte das atenções de seus “irmãos mais velhos”, os barcos. Assim, as confortáveis instalações e o Restaurante Camu-Camu, com a assinatura da Chef Debora Shornik, ganharam conceito e público próprios.

O Propósito

O Mirante do Gavião promove experiências integradas à selva e aos seus povos. Tudo que o compreende carrega um propósito, abrange experiências e envolve histórias de vida: dos colaboradores, das comunidades ribeirinhas, dos clientes, dos parceiros e da floresta!

Esse ideal é manifesto na arquitetura, no paisagismo, na gastronomia, nos serviços prestados por pessoas locais, nos passeios e na forma como integra a autenticidade e os elementos culturais regionais com o cenário da hospitalidade internacional.

Desde agosto de 2014, a equipe é constituída por mais de 45 pessoas provenientes da própria comunidade, as quais receberam capacitação para prestar atendimento de excelência no padrão da hotelaria de luxo, mas sem perder o sorriso e a cordialidade, tão naturais da gente amazônida!

Estrutura

Em 2019 o Mirante do Gavião foi ampliado, alcançando um total de 13 acomodações. A reestruturação contou com a implementação de mais áreas sociais e atualmente a estrutura de lazer do lodge oferece aos hóspedes: sala de estar, redário e jogos, espaço wellness, mirantes para o Rio Negro, piscina e o lounge do restaurante, um dos locais preferidos dos hóspedes. Toda a estrutura foi idealizada, planejada, projetada e edificada para dialogar com o entorno.

Olhando ao redor, é notável que somos uma mínima fração da floresta, mas dela fazemos parte. Somos também sua extensão.